Tipos de Sistema

Tipos de Sistema

Expansão Direta

São aqueles em que o resfriamento do ar ambiental é realizado diretamente, através de um trocador de calor, pela expansão do fluído refrigerante que capta o calor interno, transferindo-o para exterior.

Unidades condicionadoras individuais: Como o próprio nome diz, estes condicionadores geralmente são instados em janelas ou em paredes, desde que estas tenham uma face para o exterior. O sistema mais simples disponível no mercado, que tem todos os seus componentes instalados num único volume. Os modelos compactos encontrados atualmente nas lojas de eletrodomésticos já apresentam consumo de energia elétrica bastante inferior, em comparação com as versões antigas. Porém, como trabalham com baixas capacidades, seus níveis de perda são os maiores dentre todos os tipos. Em projetos que empregam apenas duas ou três unidades, a diferença no consumo de energia tem menor impacto, também relacionado ao número de horas de uso diário e às temperaturas médias da região. “De modo geral, é uma solução simples e barata para situações em que um investimento maior não compensa ou quando não é possível usar outro sistema”.

Split

A principal característica desse sistema é a instalação das partes ruidosas do equipamento em áreas externas, uma vez que seu compressor fica na parte externa junto ao condensador, deixando apenas a unidade evaporadora no interior dos ambientes, instalada no forro, piso, teto ou em paredes. Outras vantagens estão na possibilidade de controle individual e nos compressores de alta eficiência.

Split Hi Wall

Equipamento mais usado no mercado atualmente usa o fluido R22 agride a camada de ozonio e vai ser extinto ate 2040.Projetados para ambientes residenciais de pequeno porte (baixa vazão); Capacidade entre 7,5 e 30 Btu/h.